Sementes que promovem o desenvolvimento


Apresentação

A Feira

A Feira Internacional do Milho (Fenamilho), a cada edição, se consolida estimulando potencialidades e culturas, fomentando negócios e projetando Santo Ângelo no cenário nacional e internacional.

O trabalho do homem do campo, a diversidade cultural, a gastronomia, as inovações e tecnologias, os shows, a beleza das soberanas e muitos negócios tornam a Fenamilho uma referência e uma estimuladora do desenvolvimento da região.

A cada edição a feira cresce e se fortalece no cenário nacional e internacional, tornando-se a vitrine de produtos e novas tecnologias. A Fenamilho é uma oportunidade para as empresas e empreendedores realizarem bons negócios e divulgarem seus produtos a um grande público. Sendo assim, a Fenamilho se sobressai como agência de fomento para o agronegócio, além de divulgar a cultura e proporcionar o lazer.

 

As Edições

1ª edição: A 1ª Fenamilho foi realizada de 15 de agosto a 7 de setembro de 1954, pelo então prefeito Odão Felipe Pippi e teve como presidente Valença Guedes Soares. Já as soberanas foram Wali Sachs Voese, Marga Tretter e Oracilda Alcântara.

2ª edição: Após um longo período, a feira foi reeditada. A segunda edição aconteceu de 27 de setembro a 5 de outubro de 1986 e foi realizada no Parque de Exposições Siegfried Ritter, que leva esse nome em homenagem ao ex-prefeito da cidade. A feira foi presidida por Luiz Valdir Andres e teve como soberanas Evelize Marquardt, Eva Oss Emer, Luciana de Moraes Feijó, Sheila Virginia Bolzan e Carla Viviane Pinto Flores.

3ª edição: Realizada de 19 a 27 de março de 1988, a feira foi presidida por Luiz Valdir Andres e teve como soberanas Tatiana Muller, Elcinara Keiber e Adriana Casarin.

4ª edição: Realizada de 15 a 25 de março de 1990. Essa edição teve como presidente Celso Ritter e as soberanas Raquel Nenê dos Santos, Luciana Camargo e Márcia Pulcinelli.

5ª edição: Realizada de 19 a 29 de março de 1992, a edição teve como presidente Celso Ritter e como soberanas Cristiane Arndt, Adriana Pagliarini e Valesca Hochhein.

6ª edição: A sexta edição da feira ocorreu de 25 de setembro a 3 de outubro de 1993. O presidente foi o médico Rolando Stümpfle e as soberanas Robriane Raguzzoni Loureiro, Luciana Firpo e Cristiane Perini.

7ª edição: Realizada de 7 a 15 de outubro de 1995, a sétima edição teve como presidente Rolando Stümpfle e como soberanas Tais do Nascimento Gomes, Karine Huber Bauer e Renata Bomfiglio Fan.

8ª edição: Realizada de 4 a 12 de outubro de 1997, a feira teve como presidente Adroaldo Loureiro. As soberanas foram Tanise Trevisan, Isabel Wexel e Letícia Braz de Aguiar.

9ª edição: Realizada de 8 a 13 de outubro de 1999, tendo novamente o empresário Celso Ritter como presidente. A organização ficou a cargo das entidades: Acisa, CDL, Sindilojas, URI, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cotrisa. Nesta edição, as soberanas foram Silvia Coracini, Paula Tobias e Letícia Mousquer Ritter.

10ª edição: Realizada de 10 a 18 de novembro de 2001, a feira teve na presidência Montalverne Pereira Beltrão. Esta edição foi voltada especificamente para os negócios e não teve soberanas.

11ª edição: Realizada de 8 a 16 de novembro de 2003, a edição foi presidida por Heitor Gaspar do Nascimento e teve como soberanas Carla Cristiane Tomm, Pâmela Dornelles e Fernanda Daltoé.

12ª edição: Realizada de 12 a 20 de novembro de 2005 tendo como presidente Gilberto Pacheco e as soberanas Juliana Bielohoubek, Morgana Garcia, e Bianca Radaelli.

13ª edição: Realizada de 28 de abril a 6 de maio de 2007, ano em que a cidade comemorou os 300 anos de sua origem como Redução Jesuítico-guaraní. A edição foi presidida por Wilson Luiz Pippi e teve como soberanas Caroline Hüber Bauer, Karine Rigon Silva e Viviane Holzbach.

14ª edição: Realizada de 25 de abril a 3 de maio de 2009, essa edição trouxe como proposta central a tematização: “Mostrando nossa história, fazendo nosso futuro”. Com um forte aspecto internacional, deu atenção especial ao Mercosul, criando assim um espaço específico e oportunizando a troca de experiências, novas tecnologias e negócios entre empresários brasileiros e dos países vizinhos. Teve como presidente Franco André Neutz da Silveira e como soberanas Lauren Fonseca, Amanda Christmann e Tanelli Fiorin de Jesus.

15ª edição: Realizada de 30 de abril a 8 de maio de 2011, a feira teve como presidente Franco André Neutz da Silveira e soberanas Tanize Sommavilla, Juline Meotti e Fernanda Camargo Gerloff. A 15ª edição deu atenção especial ao conhecimento, possibilitando a realização de palestras e seminários, tratando de assuntos de interesse de diversos segmentos de nossa economia.

16ª edição: Realizada de 27 de abril a 5 de maio de 2013, sob a presidência do empresário Antonio Alberto Gomes Toscani, tendo como soberanas a rainha Letícia Campos, e as princesas Daniela Luzia Karling e a Maria Janaina Rodrigues Londero. Nessa edição implementou-se novo foco para o evento, dando prioridade aos negócios, não abandonando no entanto, a característica social e de entretenimento.

17 edição: Assim como na edição anterior, a 17ª Fenamilho Internacional, realizada de 1º a 10 de maio de 2015, manteve o objetivo de ser um espaço para gerar negócios. A presidência da feira mais uma vez esteve a cargo do empresário Antonio Alberto Gomes Toscani. O glamour do evento se fez presente nesta edição através da rainha Thayná Terra Marques e das princesas Laura Milanesi e Fabiana Bartz.


Voltar ao Topo ↑